3 DICAS PARA MELHORAR O DESEMPENHO DO SEU SUPERMERCADO


1 – Como aumentar o seu ticket médio:

Para aumentar significativamente o ticket médio do seu negócio é fundamental oferecer uma gama de produtos de qualidade para os clientes. Atualmente não basta montar uma gôndola atrativa para chamar atenção dos consumidores, é imprescindível se atentar a comunicação das marcas e como elas se posicionam na polarização das redes sociais.

O guia prático para possibilitar o aumento do ticket médio é apresentar valor nos produtos comercializados, sem segredos. Para isso, podemos utilizar de técnicas de abordagens que tem como objetivo se aproximar do consumidor de forma menos invasiva possível. Promotoras de vendas e cartilhas de instruções sobre o produto possibilitam uma comunicação entre os dois touchpoints (pontos de contato).

No caso de um supermercado deve haver uma variação de itens para que o cliente se familiarize aos poucos com a marca. Priorizando a qualidade é inevitável não despertar o desejo no consumidor de conhecer outros produtos da mesma marca fornecidos em locais estratégicos na gôndola do estabelecimento.

2 – Como fidelizar seu cliente:

A fidelização de clientes deve ser um ponto crucial em qualquer negócio bem sucedido, e geralmente está ligada a certos hábitos e estratégias que permeiam o dia-a-dia de uma empresa. Indo para além do trabalho de retenção nas redes sociais, a marca no ambiente do supermercado acaba sempre falando mais alto entre clientes que podem querer sempre estar de volta.

Uma dessas estratégias é a organização dos setores do supermercado, que devem sempre levar em conta o conforto do cliente e a agilização das compras. Tendo em mente o espaço físico disponível, é importante o foco nos corredores que permitam a circulação mais desimpedida de pessoas, com mobiliários que valorizem os produtos. Além disso, há a necessidade de tomar bastante cuidado com os preços trocados, do mesmo modo que com a ruptura do estoque, de dar às promoções o devido destaque.

Outra estratégia envolve as ferramentas de merchandising visual, que garantem uma boa experiência de compra para o cliente e um aumento nas vendas. Se bem aplicado, o merchandising visual garante a organização eficiente do percurso do consumidor até a compra, e te ajudará com a organização dos produtos com maior e menor procura, em como destacá-los, e onde posicionar as novidades do estoque.

Se aproximar do seu cliente demanda tempo e, acima de tudo, estratégias. É possível vender os produtos disponíveis no seu estabelecimento focando no comportamento do seu consumidor e na apresentação dos produtos disponíveis. Os valores das mercadorias não é um empecilho para a compra, o foco do consumidor é outro, é a experiência e o relacionamento que a empresa proporciona em todas as etapas de compra.

Por isso, se atente a criar parcerias com marcas/empresas que se preocupam com o antes e o depois da entrega do produto. É importante repassar para a equipe do supermercado sobre a importância da satisfação do cliente. Para fidelizar um cliente nada melhor do que o próprio cliente se tornar o seu próprio promotor. Clientes satisfeitos advogam pela sua marca ou produto.

3- Como organizar sua gôndola de forma atrativa:

Em muitos negócios e empreendimentos é descartado a importância da organização estratégica das suas mercadorias e isso é um erro crasso. Se você já percorreu um corredor de um mercado médio próximo da sua casa, com certeza percebeu a diferença da organização das mercadorias na gôndola comparado a grandes supermercados. Mas, isso não precisa se tornar uma regra para todos os supermercados, pelo contrário, cada vez mais mercados/supermercados/hipermercados se preocupam em identificar essas falhas de organização reorganizar todo o estoque.

Os produtos maiores devem estar no campo de visão dos consumidores para que a marca seja evidenciada e desperte o desejo e a curiosidade do cliente. As embalagens menores devem ficar ao lado das maiores criando uma dinâmica visual mas essa dinâmica deve ser avaliada de acordo com o posicionamento das gôndolas. O mais importante é manter a linearidade dos produtos observando constantemente se algo foi retirado para não perder a padronização.

Algumas formas estratégicas e eficazes de se organizar o layout do supermercado são:

Vertical: Há impacto visual, facilita a observação dos produtos pelo consumidor durante sua caminhada pelo espaço do supermercado;

Horizontal: Alguns problemas de visualização que gera desconforto ao consumidor, como eles são enfileirados em níveis há uma dificuldade de visualizar os produtos;

Blocos: Os produtos são separados em ordem e tipos de marca otimizando a visualização da preferência do cliente;

Sazonais: Visão estratégica em datas comemorativas. Por exemplo: natal, festa junina, pois facilita a visualização e estimula a compra.

Enfim, aplique essas dicas práticas no seu supermercado e veja clientes muito mais satisfeitos e comprando mais. 

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